Nos pilotis, 1ª Semana de Esportes promove troca de conhecimento e atividades
7 de outubro de 2024 as 06:30
O vice-reitor comunitário, Renato Callado, e o professor Luiz Léo são os organizadores do evento (Foto: JP Araujo)
A Universidade vai promover a 1ª Semana de Esportes da PUC-Rio com o objetivo de reunir profissionais da área para troca de conhecimento e experiências com a comunidade. De segunda a sábado, o campus vai ser palco de bate-papos, oficinas, exposições, sessões de cinema e jogos, sob a organização do Vice-Reitor para Assuntos Comunitários, Renato Callado, e do professor Luiz Léo (Comunicação). O PUC Urgente conversou com a dupla sobre a expectativa para o evento. Clique aqui para ver a programação completa.
Quais os objetivos e a importância da 1ª Semana de Esportes para a formação dos estudantes?
Renato Callado: Importante lembrar que já tivemos experiências anteriores tendo o esporte como protagonista, em atividades ligadas a Copa do Mundo de 2018, Olimpíadas Internas, Torneios de E-sports, palestras de diversos departamentos, entre outras, mas será a primeira vez que vamos conectar muitas atividades ligadas ao esporte em um único evento e período. Será uma experiência, para que possamos apresentar à Comunidade PUC-Rio tais iniciativas e até, quem sabe, descobrir outras tantas.
Luiz Léo: Entendo a Semana como uma oportunidade de transformação da relação da Universidade com o esporte. Embora existam iniciativas contínuas de diferentes departamentos em torno do esporte, a possibilidade de desenvolvimento de uma ação interdepartamental e multifacetada oferece aos alunos novas perspectivas de incorporação da temática esportiva às suas rotinas acadêmicas e sociais. Para além disso, ainda, pode servir como estímulo à descoberta dos valores positivos do esporte, como solidariedade, respeito ao próximo, cooperação, bem-estar físico e emocional. Nesse sentido, cabe um agradecimento especial à equipe de trabalho que se engajou nesta realização, com destaque particular para os professores Alexandre Carauta e Creso Soares, responsáveis pela organização, além de tantos outros professores que estão dedicando parte de seu tempo para contribuir com a Semana, como Luciana Brafman, Felipe Gomberg, Rafael Zaremba e Job Gomes, dentre outros.
Como a troca de experiências com figuras do mundo esportivo pode influenciar a visão dos alunos sobre trabalho em equipe, disciplina e superação de desafios?
Renato Callado: O esporte pode impactar significativamente a vida pessoal e profissional não somente para quem pratica rotineiramente, mas também para quem estuda ou se interessa pelo tema. A habilidade de trabalhar em equipe é uma das competências mais valorizadas no mundo corporativo atualmente, a superação de desafios pode ser desenvolvida a partir da pressão de uma competição e a necessidade de se recuperar de derrotas no esporte traz ensinamentos e experiências na vida pessoal e profissional. A disciplina faz parte da rotina do esporte e, por consequência, da nossa vida. Fora outros ensinamentos como gestão do tempo, liderança, competição saudável, network…. Isso tudo os convidados trarão em forma de experiências e vivências. No mais, o esporte é um campo acadêmico e profissional que se abre para nossos alunos.
Luiz Léo: A convivência com personalidades e profissionais do esporte é inspiradora por diversas razões. Em primeiro lugar, muitos deles são agentes de referência, por desempenharem atividades com alta visibilidade, simbolismo e, portanto, enorme atratividade social. Além disso, o ambiente esportivo é um laboratório de aprendizados, exigindo dos seus operadores comprometimento, renúncias e um aperfeiçoamento contínuo, como parte da natureza competitiva que caracteriza o universo do esporte. Por fim, é um espaço em que o trabalho e o lazer se confundem, possibilitando um sentido de realização sem igual. Há poucas áreas da atividade humana em que é possível se divertir enquanto se desempenha uma atividade profissional – e o esporte é uma delas.
Como é o engajamento dos estudantes nas atividades esportivas da Universidade?
Renato Callado: Os estudantes nos ajudaram e são parceiros na montagem do programa. Isso é muito importante. O engajamento já começa na organização. O esporte cativa o jovem naturalmente, e poder participar de competições esportivas representando a Universidade ou seus cursos, vivenciar ativamente esse processo de construção, no caso da Atléticas, e ter a oportunidade de realizar atividades esportivas dentro da Universidade é especial para eles. Vamos aproveitar a Semana de Esportes para ter um feedback de alunos, funcionários e professores sobre que outras atividades a Universidade poderia ofertar.
Luiz Léo: Particularmente falando das iniciativas que venho promovendo ao longo dos anos, à frente da disciplina de marketing esportivo, do Departamento de Comunicação, o interesse é pleno. O fascínio dos alunos vai desde a realização de ações mais simples, passando por palestras com profissionais da área esportiva até a realização de eventos mais amplos e complexos, como as Semanas de Comunicação no Esporte ou as Semanas de Marketing Esportivo, realizadas ao longo das últimas duas décadas. Os alunos não só se comprometem com uma presença massiva nesses acontecimentos, como contribuem ativamente para a realização dos mesmos, agregando experiências, aprendizados e memórias que carregam para a vida toda. É um tipo de conexão que marca bastante a todos nós, apaixonados pelo esporte.
Vocês poderiam destacar e detalhar uma ou duas atividades programadas ao longo desta semana?
Renato Callado: A semana está repleta. Vale conferir. O que eu realmente gostaria de destacar é que o esporte é uma forma poderosa de promover a saúde física e mental. A prática regular de atividades esportivas melhora a resistência cardiovascular, fortalece músculos e ossos, e reduz o risco de várias doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão. Além disso, os esportes também têm um impacto positivo na saúde mental, ajudando a aliviar o estresse, melhorar a autoestima e promover o bem-estar geral.
Luiz Léo: Meu destaque vai para a discussão em torno da inclusão através do esporte, na segunda-feira, dia 7, na parte da tarde. Se já é sensacional conviver e testemunhar a trajetória de dirigentes, esportistas e demais profissionais que dedicam suas vidas ao esporte, muito mais emocionante é acompanhar a entrega de quem supera dificuldades inerentes a limitações físicas, para ultrapassar também outras tantas barreiras no esporte. Definitivamente, entre aqueles que mais me inspiram, no esporte e na vida, estão os que entregam performances em modalidades sem tanta visibilidade, como nos esportes paralímpicos. Ali residem muitos de meus ídolos esportivos.