O mundo do esporte
4 de novembro de 2016 as 06:30
A II Semana de Marketing Esportivo ocorre na terça, 8, e quinta-feira, 10. Profissionais do mercado de esportes estarão na Universidade para discutir temas da atualidade na área. Os debates ocorrerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala 102-K. O professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do projeto, Luiz Léo, e o aluno da disciplina de Marketing Esportivo Matheus Paulo Melgaço comentam a programação dos encontros e os objetivos da iniciativa, que foi organizada pelos alunos da disciplina.
Qual o objetivo da II Semana de Marketing Esportivo?
Luiz Léo: Este é um projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina de marketing esportivo e coordenado por mim. Tivemos a primeira edição em 2015.2 e temos a proposta de colocar os encontros como parte do calendário anual, trazendo profissionais do mercado de esportes, com ênfase na gestão esportiva, para discutir temas da atualidade. A formatação da Semana de Marketing Esportivo é feita pelos alunos, e eu trabalho junto deles para coordenar e viabilizar o projeto. O verdadeiro espírito da semana é ser uma iniciativa coletiva.
Matheus Paulo Melgaço: O interessante deste encontro é manter o trabalho dos alunos como linha de frente. O professor Luiz Léo nos ajuda com a burocracia e processos que fazem parte da organização desses encontros. O sucesso ou o insucesso da iniciativa se deve ao quanto os alunos se dedicam para realizá-lo.
Como será a programação desta semana?
Matheus: Serão quatro painéis, assim como no ano passado. Na terça-feira, haverá, na primeira mesa, uma discussão sobre o mercado esportivo após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Teremos também, assim como no ano passado, um painel dedicado aos quatro grandes clubes cariocas e como eles estão vendo os negócios relacionados ao futebol. Na quinta-feira, 10, vamos trazer um painel falando de investimento no esporte, que é um dos displays movedores dessa indústria. Além disso, convidaremos jornalistas de alguns veículos para falar na última mesa sobre a relação entre mídia e esporte.
Luiz Léo: Esses temas têm um universo de assuntos que serão discutidos. Tentamos combinar assuntos mais importantes no momento, com temas que são sempre importantes. Por exemplo, a relação entre a mídia e o marketing é um tema atemporal, porque sem mídia não existe marketing. Os clubes de futebol do Rio de Janeiro são outra temática que nunca ficará ultrapassada. Além disso, mesclamos com temas novos e pontuais. O Rio realizou o maior evento esportivo do mundo, que é a Olimpíada, e fica a discussão do que será do mercado de marketing esportivo após os Jogos.
Como ocorre a participação dos alunos na preparação desses encontros?
Matheus: A participação dos alunos na formatação dos encontros, em como comunicá-lo, vendê-lo, é muito interessante. Além disso, os alunos que não participam da organização, mas têm interesse nessa área, usufruem dos painéis como uma plataforma de networking para pegar o contato de algum profissional inserido no mercado esportivo. Podem surgir novas oportunidades a partir dessa aproximação. Os contatos que fiz na primeira edição me ajudaram bastante para entrar nesse mercado.
Luiz Léo: Não é por acaso que o Matheus está aqui. Ele é uma evidência de como os encontros podem ser eficientes para os estudantes. Na primeira edição da Semana de Marketing Esportivo, ele participou mesmo sem cursar a disciplina. Agora, como aluno da matéria, está ajudando na organização do projeto. Matheus está começando em uma grande agência de marketing esportivo, a Chime Sports Marketing (CSM). É uma prova de que a proposta, de alguma maneira, se realiza. Ele ajudou na primeira edição, fez o networking, se encantou pela área e, agora, está atuando nela.