Entrevistas

Pela conscientização sobre os transtornos alimentares

Professora Dirce de Sá: educação é essencial para detecção precoce dos transtornos alimentares (Foto: Eduardo Correia)

Nos dias 4 e 5 de outubro, a PUC-Rio sedia o IV Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares, promovido pela Sociedade Brasileira de Transtornos Alimentares (SoBRaTA). A sociedade, fundada por professores e alunos da universidade, tem como missão gerar e compartilhar informações de qualidade sobre o tema. O PUC Urgente conversou com a professora e psicanalista Dirce de Sá, coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Transtornos Alimentares da PUC-Rio, além de fundadora e presidente honorária e em exercício da SoBRaTA. Dirce ressaltou a importância da conscientização, tanto da sociedade quanto dos profissionais da área, para a detecção precoce dos transtornos alimentares. Confira a programação completa do congresso em: www.sobrata.org.

Como surgiu a Sociedade Brasileira de Transtornos Alimentares (SoBraTA) e qual seu objetivo inicial?
Professora Dirce de Sá:
A SoBraTA foi fundada em setembro de 2018, com o incentivo da PUC-Rio e o apoio de professores do curso de especialização em Transtornos Alimentares, além do patrono Dr. J. Landeira-Fernandez, diretor do Departamento de Psicologia da universidade na época. A sociedade surgiu como resposta a uma demanda dos alunos interessados em continuar estudando e se atualizando sobre os transtornos alimentares. Seu objetivo inicial é compartilhar informações e promover a atualização e a produção de conhecimento de qualidade no atendimento aos transtornos alimentares.

Em 2015, o curso de extensão sobre Transtornos Alimentares se tornou uma especialização devido à grande procura de profissionais de saúde interessados nas questões relativas à obesidade, bulimia, anorexia, vigorexia, ortorexia, diabulimia, drunkorexia, dentre outras. Qual a importância de uma sociedade como a SoBraTA para o estudo dos transtornos alimentares no Brasil?
Dirce de Sá:
A SoBraTA desempenha um papel fundamental no estudo dos transtornos alimentares no Brasil, ao fomentar a produção de conhecimento e garantir a disseminação de informações atualizadas para os profissionais da área de saúde. Promovendo congressos, palestras e encontros científicos, a sociedade contribui para a troca de experiências e o avanço nas abordagens de prevenção e tratamento dos transtornos alimentares, fortalecendo o cuidado multidisciplinar e a conscientização sobre a gravidade dessas condições na cultura contemporânea.

De que maneira a educação e a conscientização sobre transtornos alimentares podem ajudar na prevenção e no tratamento dessas condições?
Dirce de Sá:
A educação e a conscientização são essenciais para a detecção precoce dos transtornos alimentares, o que possibilita intervenções mais eficazes. Informar a população e os profissionais de saúde sobre os sinais de alerta e os fatores de risco auxilia na prevenção, enquanto o conhecimento apropriado sobre as abordagens terapêuticas adequadas contribui para um tratamento mais eficaz e humanizado. Além disso, sensibilizar a sociedade sobre a gravidade desses transtornos reduz o estigma e incentiva a busca por ajuda.

Qual o papel das instituições de ensino e da sociedade na disseminação de conhecimento sobre transtornos alimentares para a população em geral?
Dirce de Sá:
As instituições de ensino, como a PUC-Rio, têm o papel de formar profissionais capacitados para atuar no diagnóstico e tratamento dos transtornos alimentares, promovendo a pesquisa e o debate acadêmico. Elas também colaboram com a produção de eventos e cursos de extensão para a divulgação do conhecimento científico. A sociedade, por sua vez, deve apoiar iniciativas que promovam a conscientização e a educação sobre os transtornos alimentares, reconhecendo a importância do cuidado e da prevenção, além de contribuir para a criação de redes de apoio.

Quais os principais temas que o IV Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares vai abordar e qual a sua importância na formação acadêmica dos futuros profissionais da área?
Dirce de Sá:
Já promovemos três Congressos Brasileiros de Transtornos Alimentares, em 2021, 2022, 2023, e este ano estamos realizando, na próxima semana, o IV Congresso, nos dias 4 e 5 de outubro, de forma híbrida: sexta-feira é totalmente on-line, e sábado, presencial, no campus da PUC-Rio, no auditório do IAG (as palestras ficarão gravadas disponíveis para os congressistas durante um mês). O IV Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares abordará temas atuais, como “Mídias sociais e transtornos alimentares”, destacando o impacto das redes sociais na percepção corporal e na alimentação. Outros tópicos importantes incluem o manejo nutricional em transtornos alimentares, o papel das terapias alternativas, como acupuntura, a psicologia da alimentação e o eixo intestino-cérebro. Esses temas são fundamentais na formação de profissionais, para que estejam preparados a atuar em uma sociedade cada vez mais influenciada por imagens corporais idealizadas e distúrbios alimentares emergentes.