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Pela preservação da cultura e da leitura

Pela preservação da cultura e da leitura

Representantes da Igreja, do governo e da iniciativa privada debateram, quinta passada, na PUC-Rio, caminhos para a preservação do patrimônio cultural católico. “Trata-se de um ativo material e simbólico importante para toda a sociedade. Por isso, devemos agregar ações conjuntas e recursos para preservá-lo”, ressaltou Padre Omar Raposo de Souza, Reitor do Santuário Cristo Redentor e fundador do Instituto Redemptor (à esquerda, na foto acima). “As alianças construídas para a preservação dos bens culturais integram-se sob a perspectiva da educação. Alinham-se ao compromisso universal de servir ao bem comum”, acrescentou o Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. (à direita). O seminário nacional reuniu autoridades como o Arcebispo do Rio e Grão-Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta; o ecônomo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cônego Felipe Lima Pires; o assessor da Comissão de Cultura e Educação da CNBB, Padre Luciano da Silva Roberto; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass Peixoto; a subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen; e a assessora de Relacionamento Institucional do BNDES, Luciane Gorgulho. O encontro marcou também o lançamento, em língua portuguesa, do livro “Laudato si’, Sport! Orientações para uma ecologia integral através do esporte” (Selo PUC+), de Daniele Pasquini, com prefácio do Cardeal Gianfranco Ravasi. A edição inaugura a série de obras organizadas pela Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura, da PUC-Rio. Sob o mesmo espírito, a ExpoLivro 2025 movimentou o Boulevard Cultural do campus com debates, oficinas, feira de livros (foto). Editores, autores, professores, estudantes e integrantes do ecossistema literário discutiram, na Casa de Inovação e na Arena do Autor, temas como desafios do mercado editorial. Alguns dos momentos inspiradores da ExpoLivro estão retratados em ilustrações a lápis nas páginas gráficas que acompanham esta edição.