Programa Equilibrium promove Módulo Circuito do Bem-Estar com ênfase na saúde mental

Por: Giulia Matos

Patrícia Magacho e Guilherme Sucupira

O programa Equilibrium vai organizar a série de palestras Caminhos com o objetivo de promover esperança e gratidão. A programação inclui temas como recuperação de vícios, a prevenção de suicídio e a busca por caminhos para um crescimento. Os encontros compõem o Circuito do Bem-Estar: Ênfase na Saúde Mental e serão realizados, de forma remota, pela plataforma Zoom, nos dias 1º, 10 e 20 de setembro. O programa Equilibrium, da Vice-Reitoria Comunitária, surgiu com o objetivo de proporcionar às pessoas uma harmonia interior e autoconhecimento e, para planejar as ações, estabelece parcerias com diversos setores da PUC-Rio, como os departamentos de Comunicação e Psicologia e a Pastoral Universitária Anchieta. A coordenadora do programa e psicoterapeuta Patrícia Magacho, e um dos integrantes da equipe, o mestre em psicologia social, Guilherme Sucupira, explicam como serão as atividades em setembro.

Qual é o tema do mês de setembro?
Patrícia Magacho:
Se eu tivesse que descrever a programação do mês de setembro em uma palavra seria esperança. A esperança e a gratidão. Eu me movo nisso, me inspiro nisso, me fortaleço e procuro retribuir com meu trabalho. O intuito é que cada um possa descobrir, despertar, e pensar qual é o princípio que move a própria vida, pois isto dá energia. Quando eu ativo em mim a gratidão, fico apta a fazer mais. É isto, a procura da motivação, do que nos fortalece, pois temos aqueles momentos que sentimos que nada de bom acontece, nos quais o futuro não parece muito bom.
Guilherme Sucupira: Eu li uma reportagem sobre gratidão na qual é exposta a relação da esperança com a gratidão, e ela está na prática. Quando você demonstra ser grato por alguma coisa, consequentemente é desenvolvida uma perspectiva melhor sobre o futuro, com maior apreciação pela vida, o que se conecta com o conceito de esperança. Ambas se completam. Temos que praticá-la.

Quais são as palestras e quais serão os convidados?
Patrícia Magacho:
O mês de setembro é muito especial, pois temos datas muito importantes. No dia 1º de setembro, há o aniversário das atividades do grupo Alcoólicos Anônimos Brasil (AA), e faremos o encontro Caminho da Esperança – 12 Passos, às 19h, com a participação de membros do AA. No dia 10, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, então faremos a reunião Caminhos para a Valorização da Vida, às 19h30, com voluntárias do Centro de Valorização da Vida (CVV). E, por último, no dia 20, véspera do Dia Mundial da Gratidão, faremos a palestra Caminho para o Florescimento Humano com a psicóloga clínica e educadora floral Márcia Oliveira Fernandes. Todos serão realizados remotamente pela plataforma Zoom.

E qual é o objetivo do programa neste segundo semestre?
Patrícia Magacho:
O meu intuito é que as pessoas possam se reconhecer nestas forças, influenciar na melhora de sua vida pessoal, por isso planejamos um calendário muito especial para este mês. Se alguém se reconhecer ali, pode encontrar uma fonte inesgotável de proteção para os momentos mais difíceis, pois eles acontecem com todo mundo. A vida tem altos e baixos, ela é assim. Aceitar isto é uma condição importantíssima. Outro ponto do programa neste segundo semestre é a procura por ajuda, a humildade. Isto também é uma virtude. Seja buscar auxílio com um conhecido ou com um profissional. Por isso que eu digo que o Equilibrium é uma tentativa de contribuir com empenho para a Universidade como um todo. Com a programação conectada, sem ter palestras “soltas”, procuramos inspirar aqueles que precisam, que estejam interessados no que fazemos no programa.

O quanto é importante cuidar do bem-estar neste momento de pandemia?
Patrícia Magacho:
O bem-estar é a condição básica do ser humano, é o que está dentro de nós. Esta vontade de você querer estar bem consigo mesmo, de estar feliz, tem algumas condições mínimas. O autocuidado é muito importante, olhamos para as nossas necessidades seja de crescimento, de realização ou básicas como a de descanso. Temos diferentes maneiras de alcançar o bem-estar que nos proporcionam benefícios diretos, como a prática de exercícios físicos e a prática da meditação. Ao manter-se ativo, você tem a produção de hormônios, que influenciam positivamente na fisiologia de cada um. Existem pesquisas científicas que apontam que os indivíduos que também passam a refletir sobre a gratidão, a fazer o bem, apresentam uma melhora na saúde. Há um reflexo da saúde psicológica no corpo. Então, principalmente durante a pandemia, procurar manter-se estável é fundamental.
Guilherme Sucupira: Eu sigo a mesma linha de raciocínio da Patrícia. Acredito que o autocuidado está na base da saúde mental, e esta preocupação consigo mesmo nos leva a ser mais generosos uns com os outros, de ser mais gentil, pois, quando estamos bem com nós mesmos, isto se reflete em nossa relação com o mundo externo. Conviver com o outro faz parte da instituição humana, então, a busca pela própria saúde, pelo bem-estar, é ótima. Outra questão é o cuidado com nossos encontros, avaliar bem se as pessoas que estão em nossos ciclos sociais são aquelas que nos fazem crescer, que sejam interessantes e promovam potência e conforto. É uma dimensão muito importante dos relacionamentos que nós também trabalhamos, mas que não é simples.