PUC-Rio é sede de Encontro de Homólogos da AUSJAL

Pe. Paulo Veríssimo, S.J., coordenador da Pastoral Universitária Anchieta, é o anfitrião do encontro. Foto: MATHEUS SANTOS

Pela primeira vez no País, a PUC-Rio, por meio da Pastoral Universitária Anchieta, será sede do “Encontro de Homólogos da AUSJAL da Rede de Pastoral Universitária”. As propostas principais são realizar o planejamento estratégico para o próximo biênio e relançar as bases do trabalho pastoral nos países envolvidos. O objetivo é auxiliar as faculdades-membro não apenas nas atividades acadêmicas, mas também no engajamento com a comunidade. O PUC Urgente conversou com Pe. Paulo Veríssimo, S.J., coordenador da Pastoral Universitária Anchieta e anfitrião do encontro, que acontece de 24 a 28 de junho.

Quais são os principais objetivos do XV Encontro da Rede de Pastoral Universitária da AUSJAL?
Pe. Paulo Veríssimo:
A AUSJAL é a Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina e está organizada em diversas redes de trabalho. Uma delas trata especificamente dos centros, unidades e diretorias de Pastoral Universitária. Desde que o encontro existe, sendo essa a 15ª edição, é a primeira vez que ele acontece no Brasil. O objetivo do encontro está associado à avaliação do planejamento estratégico do último biênio e ao relançamento das bases de trabalho desse serviço nos respectivos países envolvidos, especialmente em contextos de ampla reconfiguração de nossa missão junto às juventudes. Isto porque ainda estamos aprendendo a lidar com o mundo e a sociedade pós-pandemia em meio ao boom de desenvolvimento da inteligência artificial e a tantos temas que nos interpelam a sermos presença na sociedade.

Quais serão os principais temas abordados durante o encontro?
Pe. Paulo Veríssimo:
O encontro contará com uma programação diversificada, abrangendo, principalmente, os elementos fundamentais da identidade e missão universitárias, a situação das instâncias pastorais participantes do encontro e a construção da identidade inaciana. Os temas trazem reflexões amplas que podem ser – e serão – relacionadas à realidade de cada diretoria de Pastoral Universitária, considerando as diferenças e as particularidades de cada território, de acordo, também, com os sujeitos que compõem cada grupo.

De que modo a realização do primeiro evento no Brasil, sediado na PUC-Rio, impacta o trabalho da Pastoral da Universidade?
Pe. Paulo Veríssimo:
A realização deste encontro na PUC-Rio nos alegra muitíssimo por alguns motivos, com destaque para quatro. Primeiro, é uma rica oportunidade de internacionalização e contato com colaboradores de outros países da América Latina. Nesse sentido, em segundo lugar, possibilita a colaboração mútua com uma rede mais ampla de universidades com valores afins. A terceira razão é o aprofundamento da identidade e missão institucionais da própria PUC-Rio, a partir do contato e da convivência com outras instâncias homólogas, permitindo uma identificação maior. Por fim, em consonância com as razões apontadas anteriormente, nossa equipe deseja aprender com grupos e pessoas que já possuem vasta experiência e caminhada no mesmo caminho que estamos percorrendo.

Quais são as perspectivas para o pós-encontro com as demais representações de Pastorais Universitárias da AUSJAL?
Pe. Paulo Veríssimo:
Esperamos que, com a realização do encontro, seja possível a reorganização, por áreas de trabalho, das comissões que compõem a rede de Pastoral da AUSJAL. Entre as comissões, destacamos a que envolve voluntariado e a que envolve a formação de lideranças – por meio do Programa de Liderança Inaciano Universitário na América Latina (PLIUL). Além disso, no encontro, será atualizado o planejamento estratégico da rede. Essas duas perspectivas nos soam como esperançosas na medida em que a PUC-Rio, assim como outras universidades brasileiras, poderá se engajar ainda mais nesta rede da AUSJAL.