Entrevistas

Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Júlio César Tavares e Davison Coutinho coordenam a 32ª SIPAT, que foca no equilíbrio entre corpo e mente (Foto: Matheus Santos)

Esta semana, a PUC-Rio realiza a 32ª Edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que tem como missão ampliar o espaço de reflexão e cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. Entre as novidades, destaca-se a promoção de um concurso fotográfico, onde os colaboradores da Universidade poderão enviar fotos que representem sua visão sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho. A programação inclui rodas de conversa, sessões de massagem, ginástica laboral, uma cabine de fotos e um show cultural. A valorização da vida será um tema central, com a participação do CVV em alusão ao Setembro Amarelo. O PUC Urgente conversou com os responsáveis pelo evento, o Coordenador do NEAM e Prof do Departamento de Artes & Design, Davison Coutinho, o Coordenador II de Suporte Institucional, Júlio César Tavares, e a Técnica II do Laboratório de Físico-Química de Surfactantes (LASURF) Priscilla Moura, para explicar a dinâmica e os objetivos desta edição, que acontece de segunda a sexta, a partir das 9h. Clique aqui para acessar a programação completa.

Quais os principais temas a serem abordados este ano?
Júlio César Tavares:
A 32ª SIPAT vai focar na importância da relação equilibrada entre corpo e mente, com palestras e atividades que abordarão como alcançar a saúde, o bem-estar e a segurança no ambiente de trabalho.
Davison Coutinho: Nossa proposta em 2024 é ampliar a participação dos colaboradores da PUC-Rio por meio de novas estratégias de engajamento. Queremos mostrar que é possível conciliar a qualidade de vida em um ambiente que não seja apenas de relações de trabalho, mas um lugar de felicidade. Afinal, é aqui que passamos a maior parte do nosso dia.

Quais são as novas atividades introduzidas nesta 32ª Edição da SIPAT?
Priscilla Moura:
Entre as novidades está o Workshop “Saúde e Conforto no Ambiente de Trabalho”, ligado ao concurso fotográfico, no dia 26 de setembro, que terá como palestrante a Profª Claudia Mont’Alvão, Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces da PUC Rio. Outra atividade é a ação itinerante nas oficinas de manutenção, quando iremos até os trabalhadores das oficinas para um café da manhã e um DDS (Diálogo Diário de Segurança), com os nossos técnicos de segurança do trabalho, visando a redução dos riscos de acidentes por meio da conscientização e da orientação para a utilização adequada das normas de segurança. Teremos ainda uma cabine de fotos para registrar o evento e gerar recordações aos participantes.
Davison Coutinho: Qualidade de vida é também promover alegria e integração, por isso teremos também, na quinta-feira, um show cultural com muito samba para energizar toda a PUC-Rio, além de um saboroso lanche na sexta-feira.

Como o concurso fotográfico será conduzido e qual é o objetivo principal dessa iniciativa?
Priscilla Moura:
A Profª Claudia foi a idealizadora do concurso fotográfico, que tem o objetivo de fazer os funcionários olharem e registrarem seu entorno, levando a refletir sobre como está seu ambiente de trabalho. Durante o workshop, vamos olhar, todos juntos, e conversar sobre essas fotos. No fim do workshop, faremos um sorteio para premiar, com uma mochila da PUC, um funcionário participante do concurso.

O que será abordado na palestra “Valorização da Vida e Setembro Amarelo – Graça Voluntária do CVV” e qual é a sua importância para a SIPAT?
Priscilla Moura:
A palestrante Graça é uma voluntária do CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece serviço gratuito e voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem conversar, sempre sob total sigilo. Ela vai divulgar o serviço do CVV e explicar o porquê do Setembro Amarelo. Achamos importante quebrar o estigma associado ao tema e promover a importância do cuidado com a saúde mental.
Davison Coutinho: Estamos vivendo um momento repleto de tarefas e desafios, o que torna ainda mais essencial estimular o olhar atento e a empatia para termos a sensibilidade de reconhecer tanto os nossos próprios sentimentos quanto os do outro. Por isso, nesta SIPAT, teremos a participação do CVV e a palestra do Dr. Ricardo Steffen, da MEDPUC, ambas com objetivo de promover a saúde mental e a qualidade de vida. Aproveito para agradecer muito aos nossos parceiros e colaboradores: SESMT, CACC, CCEC, Ed. Física, CVV, MEDPUC e Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues.