Retrato realista da PUC-Rio

Carla Leitão, Marco Antonio Casanova e Marcelo de Andrade Dreux: no comando da Avaliação Interna Bienal (Foto: Mateus Monte)

Finalmente a PUC-Rio terá seu autorretrato atualizado. A partir do dia 16 de outubro e até o dia 13 de novembro, depois de dois anos de pandemia, a Avaliação Interna Bienal vai ouvir os alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado, funcionários e professores. Todos devem participar do processo totalmente anônimo e seguro. Desenvolvido pelo professor Marco Antonio Casanova, coordenador da Central de Planejamento e Avaliação e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), e pelo professor Marcelo de Andrade Dreux, membro da CPA e representante do Corpo Docente do CTC, a Avaliação Interna contará também com a técnica em avaliação da Coordenação Central de Planejamento e da CPA, Carla Leitão. O importante é que cada participante faça uma reflexão sobre a vivência na Universidade, nos dois últimos anos.

Depois da interrupção provocada pela Covid-19, a PUC-Rio retomará a Avaliação Interna Bienal. Quem pode avaliar?
Marco Antonio Casanova:
A avaliação é aberta a alunos de graduação, alunos de Mestrado e de Doutorado, funcionários e professores. A participação de todos é fundamental!

O questionário é objetivo? Como se pode acessá-lo? De que forma o anonimato é garantido?
Carla Leitão:
O questionário é simples, com perguntas fechadas, curtas e objetivas. Basta que o participante marque a opção que melhor represente a sua opinião. O questionário pode ser respondido pelo celular ou pelo computador. Os grupos participantes receberão links de acesso direto ao questionário por e-mail, mas também será possível acessá-lo por meio do sistema “Avalie” (ccpa.puc-rio.br/avalie), utilizando a senha do PUC Online. Os questionários são anonimizados e os resultados agrupados, garantindo o anonimato das respostas. Quem olhar para os resultados das avaliações anteriores no sistema, terá clareza do que significa o agrupamento dos resultados, sem resquício de dados individuais.

Que itens serão avaliados?
Marcelo Dreux:
A Avaliação Interna permite que cada participante reflita sobre os dois últimos anos de sua vivência na PUC-Rio, avaliando as principais dimensões do cotidiano universitário. O questionário é dividido em seções que contemplam cada perfil dos participantes, de
modo a permitir que avaliem atributos compatíveis com a sua atuação e experiência na PUC-Rio. Serão avaliados os itens: qualidade da Graduação e da Pós-Graduação; organização e gestão; infraestrutura e serviços.

Qual é a importância da participação de todas as pessoas da Universidade?
Casanova:
A Universidade quer ter um canal aberto de escuta com cada segmento da comunidade, de modo que seja possível envolvê-los na construção de um retrato realista da PUC-Rio, de seus pontos de excelência e de seus pontos a aprimorar. Quanto maior a participação de cada segmento, mais representativo será o resultado obtido e mais detalhado será o autorretrato da PUC-Rio.

Quais serão os desdobramentos da Avaliação?
Carla Leitão:
Após a coleta, o próprio sistema apresentará os principais resultados em gráficos interativos e a CCPA vai analisá-los e divulgá-los, comparando-os com edições anteriores. Todos terão acesso e poderão utilizar esses resultados como insumos para aprimoramento cotidiano. Além disso, os relatórios serão discutidos com os gestores, servindo de insumos para ações de planejamento, melhorias e inovação institucional.