Entrevistas

Sustentabilidade é Vida

Sustentabilidade é Vida

Rita de Cássia dos Santos e Roosevelt Fideles / Foto: Gabriela Azevedo

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) será realizada desta segunda, 22, a quinta-feira, 25. Roosevelt Fideles e Rita de Cássia dos Santos dão mais detalhes da programação.

O que é a CIPA? Qual o papel dela Universidade?

Roosevelt Fideles: É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Nela, observamos as necessidades na Universidade, instruímos e treinamos os funcionários para saberem lidar em situações de emergência, de acidente, como usar um extintor, o equipamento de proteção, por exemplo. Assim, essas pessoas poderão ajudar outras porque foram preparadas.

Rita de Cássia dos Santos: A CIPA é obrigatória, consta nas leis trabalhistas. Mas fora essa obrigação, queremos abranger cada vez mais a comunidade PUC, não só os funcionários. Temos mais de 10 mil pessoas circulando pelo campus todos os dias.

Como será a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho?

Roosevelt: Vamos promover palestras, preparação para que as pessoas saibam lidar com situações de risco. Geralmente é voltada apenas para os funcionários, mas como somos uma Universidade, somos uma comunidade, queremos abrir para a participação dos alunos. Não é um assunto só nosso, contamos com a participação de todos.

Rita: A gente percebia que ficava um pouco desassociado a ideia de que a segurança no trabalho também envolve o aluno. Começamos a observar que alguns acidentes aconteciam pelo aluno não ter um conhecimento que ele precisava ter. Quando resolvemos incluir os alunos, as ideias foram mais gerais e inclusivas.

Como foi feita a escolha do tema deste ano?

Roosevelt: Estávamos querendo algo muito simbólico, já que a Universidade tem tratado muito da Laudato Si’, que é a Encíclica do Papa em relação ao meio ambiente. Queríamos fazer algum link, alguma conexão com o assunto. Nesse contexto, foram surgindo várias sugestões, fomos selecionando e acabamos chegando ao tema Quem Semeia Segurança, Colhe Qualidade de Vida.

Como será a programação? De que forma ela vai incluir os alunos?

Roosevelt: Primeiro falaremos da alimentação. Vamos trazer o pessoal do Sodexo para discutir melhorias e alimentação saudável. Tudo isso por uma questão de qualidade, de saúde, e porque temos notado um aumento no número de alunos adeptos do vegetarianismo e veganismo. Também vamos falar sobre os alunos que trazem comida de casa e almoçam nas dependências, em como atendê-los melhor. Vamos ter dois ex-alunos, que hoje têm uma empresa que lida com hortas, com alimento orgânico, para dar sugestões, mostrar essa visão para todos. Nós percebemos que o número de alunos que vêm pra PUC de bicicleta tem aumentado muito. A Universidade está destinando cada vez mais áreas para bicicletários, inclusive de um somente para bicicletas elétricas. Então resolvemos convidar especialistas da área para poder falar da segurança no ciclismo. Isso é uma forma de evitar acidentes tanto no campus quando no trajeto dos alunos, professores e funcionários.

Rita: Convidamos o Raphael Pazos, que é fundador da Comissão de Segurança no Ciclismo no Rio e, com ele, o José Lobo, que é presidente da ONG Transporte Ativo. Eles vão abordar a segurança, os cuidados, atenção. Teremos o dia da segurança no trabalho mesmo, falando sobre medidas preventivas e imediatas.

Roosevelt: No quarto dia é que vamos trazer mais essa questão do Laudato si’. O Tácio Campos, do NIMA, vai trazer a nossa agenda ambiental para tornar a PUC uma Universidade cada vez mais sustentável. A Melissa Casacchi vai falar sobre a questão dos resíduos, como reciclar mais, medidas que devem ser tomadas.

Qual a importância da SIPAT para a comunidade PUC?

Rita: A CIPA só pensa a questão da segurança no trabalho. Mas desde a gestão anterior, estamos verificando que a movimentação no campus é muito grande e que os alunos acabam se colocando em situação de risco. Como estamos formando profissionais, é necessário que eles saibam das medidas de segurança para não causar nenhum acidente para ele e nem para outros. Nossa ideia é conectar a SIPAT com os alunos também. Nós trabalhamos com vidas, então é necessário incluir todos.

Programação: goo.gl/S9WHwe