Um outono de valores
13 de maio de 2016 as 06:30
Uma edição especial da Feira de Valores da Universidade Católica (Fevuc), exposição tradicionalmente realizada em outubro, ocorrerá quarta, 18, e quinta-feira, 19. Intitulada Fevuc de Outono, a exposição é organizada com a participação de alunos. Realizada desde 1995 pela Pastoral Universitária, a Fevuc tem como objetivo reforçar os valores humanitários e integrar comunidades. Um dos organizadores, Walmyr Júnior contou um pouco sobre o projeto que reúne, em um mesmo espaço, exposição de arte e de atividades de apoio ao próximo.
Como essa edição se diferencia das outras?
Walmyr Júnior: Com intuito de garantir que os estudantes da PUC tenham um espaço para produzir cultura, formular conhecimento e organizar atividades culturais, a Pastoral pensou na possibilidade promover uma Fevuc com um caráter mais jovial, que marque um pouco mais as novas linguagens e novas narrativas, com esse pensamento nas perspectivas atuais que envolvem a juventude universitária e como poderíamos dialogar a transmissão de valores. É o que a Fevuc vê como pauta central. Não necessariamente valores católicos ou cristãos, mas sim, valores humanos.
Qual a proposta dessa edição de outono?
Walmyr: Estruturamos uma atividade que fosse algo que garantisse o protagonismo do estudante da PUC, com uma cara jovem e, também, a produção de experiência cultural por parte desses alunos que produzem cultura dentro da Universidade. Como por exemplo: bandas de alunos com produções autorais, exibição de esquetes e documentários. Um dos filmes exibidos será um documentário muito premiado feito por um aluno que ainda está na graduação.
Como o tema desta edição se relaciona com as atividades?
Walmyr: A Pastoral Universitária tem, em parceria com um dos principais projetos que funciona aqui, o Projeto de Vida, um curso de extensão do CCE, com formação em direitos humanos. Todo ano, pensamos em uma possibilidade de tema. Esse ano, o tema será a atividade trabalhista. Como essas dimensões das relações dialogam com a perspectiva de vida profissional dos estudantes e, ao mesmo tempo, com aquilo que ele quer como pessoa. Afinal, os valores transmitidos pela Pastoral são justamente para garantir que a formação do aluno da PUC não seja só acadêmica, mas também como bons cidadãos.
Qual foi o envolvimento dos alunos com as atividades da feira?
Walmyr: Todas elas foram pensadas por alunos, esse que é o diferencial. A Pastoral não propôs nada. Ela reuniu um grupo de estudantes, pensamos nas possibilidades e juntos, com as iniciativas de cada um, organizamos as atividades.
Programação FEVUC de Outono:
• Quarta-feira, dia 18:
Anfiteatro Junito Brandão
10h: Roda de Conversa Literatura e Mercado de Trabalho;
12h30: Apresentação Luiza Dreyer, Atom Pop;
14h: Oficina de Stencil;
15h: Roda de Conversa Encarceramento Feminino Estruturas e Perspectivas; Oficina de Slackline;
16h: Roda de Conversa Encarceramento Feminino Estruturas e Perspectivas;
22h: Encerramento.
Espaço multiuso, na Pastoral
15h: Cine Debate, documentário Domésticas. CASOC, na Vila dos Diretórios
18h: Pocket Show Morangotangos, Os Druídas, Nitú, Jam.
• Quinta-feira, dia 19
Anfiteatro Junito Brandão
10h: Oficina de Adubo e Plantio e Permacultura;
12h30: Apresentação Baltazar, DJ Henrique Maciel, Café República;
15h: Roda de Conversa A Cultura na Pista e Suas Respectivas Relações Trabalhistas; 16h: Roda de Conversa A Cultura na Pista e Suas Respectivas Relações Trabalhistas; 22h: Encerramento.
Espaço Dom Luciano, na Pastoral
15h: Cine Debate, Tongues United.
Sala 102-K
15h: Cine Debate, Que horas ela volta. Vila dos Diretórios
17h: Oficina de Slackline e Atração Especial e Convidados. CASOC, na Vila dos Diretórios
17h: Pocket Show Bernardo Pimentel e Pedradas.