Integração e acolhimento

Erica dos Santos Rodrigues, da Coordenação Central de Graduação, e Roberta Portas, da Coordenação Central de Inovação em Estratégia Pedagógica (Foto: KATHLEEN CHELLES)

A PUC-Rio recebe os novos alunos no campus com a quarta edição da Semana de Acolhimento e Integração. O PUC Urgente conversou com as professoras Erica Rodrigues e Roberta Portas que fizeram parte do planejamento de uma programação especial. O objetivo da semana de acolhimento é estabelecer diálogos entre quem chega na Universidade e quem já vive e conhece o campus.

Qual o diferencial desta edição da semana do acolhimento?
A quarta edição da Semana de Acolhimento e Integração dá continuidade a um projeto iniciado em 2023 de buscar aproximar pessoas, saberes, experiências; de estabelecer diálogos entre quem chega na Universidade e quem já vive e conhece o campus. A ideia é receber os novos alunos e permitir que explorem, em diferentes atividades, um pouco do que acontece em termos acadêmicos, culturais e comunitários.

Qual a proposta de integrar os veteranos e os calouros durante a primeira semana da Universidade?
A proposta é mostrar que somos todas parte de uma mesma comunidade, plural, diversa. O calouro, ao se sentir acolhido, começa a estabelecer uma relação de fraternidade com os outros alunos, começa a enxergar os voos que pode experimentar em sua trajetória na universidade e vai se sentido parte deste novo espaço.

Como se espera acolher os novos alunos?
O acolhimento, na verdade, tem início na sexta-feira imediatamente anterior à Semana de Acolhimento & Integração, com o Meu Primeiro Dia na PUC. Nesse evento, o novo aluno é recebido pelo Reitor, pelos Decanos dos Centros, pelos Coordenadores de curso e começa a conhecer seus colegas. Nesse primeiro momento, há também apresentação do Coral e da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro. As famílias podem participar, o que já cria uma aproximação importante. Na Semana, além de atividades voltadas exclusivamente para os calouros, como o Encontro com a Rede de Apoio aos Estudantes (RAE) e Encontro reflexivo sobre Identidade e Missão da PUC-Rio, há atividades que envolvem tanto calouros como veteranos, promovendo aproximações em atividades desenhadas pelos cursos. Todas as atividades são acompanhadas por alunos voluntários, muitos deles calouros de outras edições, que se sentiram abraçados, acolhidos, e voltam para receber os novos alunos, num processo de estabelecimento de vínculo. Tudo isso vai ajudando a construir um sentimento de que Somos todos PUC-Rio.

Quais atividades foram preparadas para a recepção dos novos alunos da PUC?
Foram preparadas atividades voltadas exclusivamente para os alunos calouros. No encontro com a RAE, o aluno terá a possibilidade de conhecer os serviços oferecidos pelos núcleos da Rede, a partir de uma dinâmica que busca aproximar os calouros de diferentes cursos. No Encontro de Identidade e Missão da PUC-Rio, terá oportunidade de refletir sobre o que é ser parte desta comunidade, o que significa estudar em uma universidade católica, confiada à Companhia de Jesus, em que a pessoa humana ocupa lugar central. Além desses dois encontros, há uma série de atividades integradoras propostas pelos diferentes cursos da Universidade, como palestras, aulas abertas, visitas guiadas ao campus, atividades lúdicas, etc. Essas atividades são espaços de encontro com os demais alunos e também com professores. Estão programadas também atividades culturais, como por exemplo a Mostra Audiovisual. Haverá também uma conversa sobre oportunidades de intercâmbio com a Coordenação Central de Cooperação Internacional e visitas guiadas à Biblioteca. Na quarta-feira, todos se reúnem na Missa de abertura do semestre letivo. A programação completa está disponível aqui.