PUC-Rio ganha nova estratégia de marca

Os professores Manuela Quaresma e padre Arnaldo Rodrigues explicam a nova identidade da PUC-Rio. Fotos: Matheus Santos e Sophia Marques

A partir desta semana, a comunidade universitária vai conhecer um pouco da nova identidade visual da instituição ao entrar no site da PUC-Rio, resultado de um longo processo de escuta e trabalho. O PUC Urgente conversou com os professores Manuela Quaresma, do Departamento de Artes e Design, e padre Arnaldo Rodrigues, Assessor de Comunicação da Universidade, para saber como foi o processo.

Qual o principal impulso por trás da nova estratégia de branding da PUC-Rio?
Manuela Quaresma:
O principal impulso por trás da nova estratégia de branding da PUC-Rio foi a necessidade de trazer uma cara nova e uma atualização da nossa identidade visual, refletindo as transformações que estamos passando e fortalecendo a nossa estratégia pedagógica. Esse movimento de renovação começou com a nova interpretação gráfica do brasão, apresentada no final de 2022, que simboliza nosso compromisso com a tradição e a inovação. Paralelamente, identificamos, nas discussões do trabalho do Grupo de Trabalho (GT) de Redesign da Identidade Visual, uma demanda interna clara: definir quem somos e como queremos nos apresentar como Universidade. Além disso, o novo branding procura mostrar o valor da marca PUC-Rio em sua totalidade. Queremos deixar evidente o nosso papel na sociedade considerando nossos três pilares fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. A nova identidade visual não só reforça o que fazemos como instituição, mas também como nos comunicamos com a comunidade, destacando nossa personalidade e o impacto positivo que buscamos gerar para o Rio de Janeiro, para o Brasil e para o mundo. Este posicionamento explícito é essencial para reafirmar nossa missão e fortalecer nossa presença como uma universidade de excelência.

Como a nova estratégia reflete os valores, a identidade e a missão da comunidade universitária?
Padre Arnaldo Rodrigues:
A nova estratégia de branding reflete, de maneira profunda, os valores, a identidade e a missão da comunidade universitária ao enfatizar diversos aspectos que são fundamentais para a instituição. Dentre estes está a valorização da tradição e da inovação, o foco na qualidade educacional, a atenção à responsabilidade social e inclusão, a sua identidade católica, fruto também da tradicional administração feita pela Companhia de Jesus desde seu início, o engajamento com a pesquisa e o desenvolvimento, a comunicação visual e digital e a sustentabilidade e futuro. Acima de tudo, creio eu, que a estratégia de branding refletirá uma mudança cultural, que não apaga e cancela sua história e personagens, mas nos coloca em um ciclo ampliado de conhecimento e engajamento pelo contínuo fortalecimento da marca.

Em que aspectos o novo branding fortalece o vínculo entre a PUC-Rio e a sociedade?
Padre Arnaldo Rodrigues:
Existe um grande e histórico vínculo da Universidade com a sociedade, desde o ponto de vista tecnológico ao de sustentabilidade, que colaboram para o desenvolvimento integral do ser humano e, consequentemente, da sociedade. A partir desta estratégia de branding, queremos fortalecer ainda mais esses vínculos, por meio de um maior engajamento comunitário, parcerias estratégicas e uma comunicação sempre transparente e acessível. Tudo isso colabora para reafirmar o posicionamento da Universidade no cenário nacional e internacional, renovando a cada dia a credibilidade e a relevância da mesma, quando se fala em colaborar com este desenvolvimento humano, seja singularmente como no coletivo das necessidades comuns.

Quais os principais elementos destacados no lançamento do novo branding?
Manuela Quaresma:
Destacamos os elementos e mensagens que refletem nossa renovação e compromisso contínuo com a excelência. A ideia é enfatizar a consistência que vamos priorizar na aplicação da nova identidade visual da marca, que representa nossa evolução. Este novo universo visual e verbal será apresentado como um reflexo da personalidade da marca, que é reflexiva, criativa, acolhedora e corajosa. Também pretendemos comunicar explicitamente nosso propósito de acolher pessoas, expandir saberes e voar mais alto. Este propósito será incorporado em todas as mensagens do lançamento do branding, juntamente com a tagline “voar mais alto” e a conexão com o arquétipo da marca, o “Explorador”, que simboliza nossa busca incessante por conhecimento, inovação e desejo de expandir horizontes. Destacaremos a experiência PUC-Rio como uma jornada interdisciplinar única, que oferece um campus universitário para convivência e troca de saberes sem igual. Reforçaremos que somos uma Universidade comunitária dedicada a fomentar um ecossistema humano-social, econômico e ambiental, visando gerar um impacto positivo tanto local quanto global.