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Semana de Design: alunos como protagonistas

Semana de Design: alunos como protagonistas

Diretora do DAD, professora Jackeline Lima Farbiarz (Foto: Divulgação DAD)

Depois de dois anos ausente do campus, a Semana de Design da PUC-Rio inaugura o formato híbrido. Nesta 16ª edição, entre os dias 9 e 11 de novembro, haverá debates, aulas abertas, oficinas, performances, workshops e, claro, o tradicional desfile nos pilotis. Os temas serão diversos, de sustentabilidade a questões do corpo, fotografia e botânica, tudo que esteja em consonância com as demandas do século XXI. A diretora do DAD, professora Jackeline Lima Farbiarz, diz que todos aprenderam muito com a pandemia, desenvolveram formas diversas de experimentação e de relacionamento. Ela ressalta que a Semana entrou para o calendário do Design do país, mantendo o compromisso com a Identidade e a Missão da Universidade.  Para acessar a  programação da 16ª Semana de Design, clique aqui.

A 16ª Semana de Design, de 9 a 11 de novembro, fará apresentações, desfiles, workshops e palestras no modelo híbrido: on-line e presencial. O que os dois anos de pandemia da Covid-19 ensinaram aos organizadores da Semana?
Jackeline Lima Farbiarz:
Nos dois anos de pandemia, nós aprendemos muito com nossas alunas e alunos. Vimos a concretização das formas plurais de aprender, se relacionar, experimentar, ousar. Impossibilidades foram transformadas em oportunidades a partir do desejo de nos encontrarmos em afeto, soma, acolhimento. Partiu de nossos alunos o desenvolvimento de uma plataforma que possibilitou a manutenção de uma Semana de Design, mesmo na pandemia, no momento em que estávamos em isolamento completo. A experiência possibilitou uma repercussão maior, a troca de saberes entre a comunidade PUC e comunidades de outras regiões, não só do país como internacionais. Alunas e alunos da Universidade Iberoamericana da Cidade do México, por exemplo, compartilharam seus projetos na Semana. O novo modelo trouxe aproximação e nos inspirou novas perguntas para ampliarmos possibilidades.

O que a Semana representa para o DAD e seus alunos?
Jackeline:
Ao chegar à 16ª Edição da Semana, podemos dizer que ela nos ensina, nos (co) move e nos instiga a cada ano. Pensá-la com nossos alunos, aproximando graduação e pós-graduação, tem sido um exercício desenvolvido paulatinamente. Entender nossos alunos como protagonistas não só do processo/resultado de seus projetos, mas da criação, planejamento e desenvolvimento de todo o “evento Semana Design” foi outro aprendizado. Ver a Semana se constituir como uma atividade esperada no calendário dos eventos em Design de nossa cidade representa a localização do departamento para além da PUC-Rio, na sociedade, como inspiração para ações que visem sobretudo a sensibilidade às necessidades, às demandas e aos anseios do outro e do bem comum, e, em especial, a extensão de direitos, oportunidades e melhoria da qualidade de vida para todos. Assim, dando visibilidade e estimulando a implementação dos projetos desenvolvidos por nossas alunas e alunos dentro da Universidade, favorecendo a inserção no mercado de trabalho, com a Semana demonstramos também o compromisso do Design PUC-Rio com a Identidade e a Missão de nossa Universidade comunitária, consciente de sua responsabilidade social.

Durante a pandemia, alunos do PPG Design e professores criaram produtos que foram doados para hospitais e comunidades pobres. Como essas iniciativas repercutiram na sociedade?
Jackeline:
A formação de um profissional de Design apto a lidar com os novos desafios e as complexas demandas da sociedade oportuniza o desenvolvimento de consciência crítica e compromisso social. A pandemia nos trouxe a concretização das frases bonitas que escrevemos nos diferentes materiais a partir dos quais divulgamos nosso departamento, nossos cursos de graduação, pós-graduação, nossas pesquisas, nossas ações em educação continuada. Vivenciamos a complexidade do que nos era imposto escolhendo refletir na ação. Escolhemos agir em sensibilidade. Corpo docente, discente e técnico administrativo de nosso departamento e, de pouco em pouco, da comunidade PUC-Rio e extramuros abriram suas casas, disponibilizaram suas impressoras 3D, doaram tempo e esperança produzindo equipamentos de proteção para hospitais e comunidades pobres, em um mutirão de reconhecimento e cuidado para com as pessoas que estavam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19. Aliamos ação e pesquisa, revendo e otimizando projetos de EPIs existentes, e propondo projetos inovadores. Foram inúmeras as repercussões nas mídias e, sobretudo, na receptividade das pessoas fragilizadas com uma doença que nos colocou frente ao imponderável. Mas sobretudo foi consolador viver a solidariedade das pessoas. Recebemos muitas doações, muitos parceiros se constituíram e, juntos, em três meses, sob a coordenação precisa de nosso Núcleo de Experimentação Tridimensional, de nossos Laboratório de Modelos e Protótipos e de Volume Têxtil nos três primeiros meses da pandemia já havíamos entregue 12.487 protetores faciais (face shield) e 965 óculos de proteção. Tudo viabilizado em solidariedade. Internamente, nos fortalecemos em esperança, externamente demonstramos a identidade de nosso Design.

Há 43 anos, o Departamento de Design tinha apenas duas áreas de formação: Design gráfico e Produto. Atualmente, são seis ênfases. Quais foram os caminhos percorridos para se chegar à nova estrutura?
Jackeline:
O valor prioritário de nosso departamento é o trabalho com situações reais, no qual designer e grupo social interagem, com vistas ao encontro de oportunidades de projeto, à geração de temáticas e de soluções próprias do contexto; soluções coerentes com os anseios e necessidades da população envolvida. Andar em compasso com as rápidas transformações do mercado de trabalho e com as condições de exercício profissional, sem perder de vista os ideais humanistas da PUC-Rio, têm orientado nosso departamento desde a sua criação. Mais do que isso, ao longo de nossa história que já ultrapassa 40 anos, fomos nos fortalecendo em inovação, criatividade, e escolhendo, mais do que manter, anunciar caminhos para um futuro inscrito em equidade social, sustentabilidade e serenidade. Nesse sentido, os valores que fomos constituindo também foram nos transformando, exigindo escuta, revisão, discernimento e atualização constantes. Estarmos aptos a lidar com os novos desafios e as complexas demandas da sociedade do século XXI é pressuposto na formação de nossas alunas e alunos. Assim se constituíram as novas ênfases em Design para Sustentabilidade ambiental, social e humana; Estratégia e gestão; Interação e experiência digital; Comunicação multissensorial e arte; Produto e inovação; Corpo e moda. Elas se constituíram em escuta, discernimento e antecipação; sempre em benefício da formação de pessoas que inspirem o mundo.